quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Meus alunos, maravilhosos, do 2º. 3 são verdadeiros escritores, pois não é que escreveram uns contos fantásticos que muito me impressionaram!!!??? Vou postar uns 3 ou 4, mas para iniciar essa etapa de contos iniciarei com "A gravata e o alfaiate" (adaptado de um conto popular). Então vamos lá!!!!
A GRAVATA E O ALFAIATE

É a história de um poderoso latifundiário nordestino que recebeu de presente, de um incansável bajulador, um pedaço de tecido de seda. Satisfeito com a qualidade do pano, procurou seu alfaiate, indagando o que com esse tecido poderia fazer.
- O tecido, ilustre senhor, permite que se faça apenas uma gravata!
Achou que não valeria a pena a empreitada, pois raramente usava gravatas e guardou o tecido. Tempos depois, carregando o presente em sua mala e viajando por uma província relativamente próxima, procurou um segundo alfaiate que, após observá-lo e ao tecido, proclamou:
- Com esse tecido, senhor, posso fazer apenas uma camisa!
Intrigado com a mudança nas respostas, guardou o tecido e, anos depois, em visita a um país estrangeiro procurou um alfaiate e solicitou que avaliasse o que poderia ser feito. O alfaiate olhou-o de alto a baixo, abriu o tecido à sua frente e garantiu:
- Com todo esse tecido, posso fazer um terno e ainda sobra um pedacinho de pano...
Intrigado com a resposta, confidenciou ao alfaiate estrangeiro o que outros haviam dito e indagou os motivos. A resposta não demorou:
- Isso é natural, senhor. Em nossa propriedade sempre somos os maiorais. Lá, o senhor é, por certo, um grande homem!

Um comentário:

  1. Que bom que você voltou a publicar redações de seus alunos. Seria um desperdício guardá-las!Precisamos de leitores e escritores!
    grande beijo

    ResponderExcluir